A Fabulosa Espera de Anne Marie

Variações aleatórias entre o muito bom e o muito mau... mutações emocionais constantes... o paradoxo da normalidade

vendredi, février 17, 2006

Culinária do Amor...

... Prender pela Barriga

(Condimentos afrodisíacos. Filtros e conhecimentos. Receitas. Ervas e vegetais poderosos. Magias e feitiços do amor)

Não resisto a transcrever parte da:

"Nota do autor:

... todos sabemos que uma relação amorosa é composta de muitos ingredientes, sendo que alguns deles nem de perto nem de longe passam pela cozinha. Todavia, assumindo o risco de parecer demasiado simplista, não posso furtar-me a especular sobre certos dados que as estatísticas nos apresentam: assistimos actualmente ao fracasso de inúmeros casamentos com o consequente aumentos da taxa de divórcios. Perante isto, pelo menos algumas reflexões se impõem...
- Num tempo em que tudo gira vertiginosamente... onde fica o prazer de nos sentarmos calmamente à volta de uma mesa? O prazer da conversa que acompanha a comida? A partilha? Os olhares de deslumbramento e as exclamações de espanto, cada vez que apresentamos uma iguaria que levou horas a fazer e cuja fragrância foi enchendo a casa, fazendo-nos lentamente crescer água na boca, na expectativa do que se irá passar a seguir?
Será assim tão simplista estabelecer uma relação entre a arte culinária e a conquista e conservação do ser amado?
Pensar que há quem sonhe com comprimidos que concentrem todos os nutrientes de que precisamos e que dispensem totalmente a comida!
Para que nos sobra tempo para quê? Para a solidão?"


Prof.ª Aurora Gomes*, Faro, 1973


A nova amiga vai ficar ao lado de Rosa Maria, a "Cozinheira das Cozinheiras"...

Tenho mesmo muito a aprender sobre a vida e as panelas!

Hoje não tenho mais tempo para ler a obra, mas prometo que vou deixando apontamentos sobre os vários temas... como a lista de ervas e especiarias proibidas nos Conventos das Irmãs Descalças dos Pobres (por serem afrodisíacas), as preparações populares ("de acordo com o 'Jardim Perfumado', derreter gordura da corcunda de um camelo e esfregar o pénis com esta banha antes do acto, permitia uma execução maravilhosa levando a mulher a louvar o seu trabalho") ... e... ups... acho que vou vomitar!

Enfim...


* professora primária, de formação religiosa tradicional... fundadora em Faro de uma escola particular que ministrava cursos de lavores femininos e economia doméstica, tentou educar introduzindo então tabús na sociedade portuguesa como a sexualidade, o direito das mulheres, etc.

0 commentaires:

Enregistrer un commentaire

Abonnement Publier les commentaires [Atom]

<< Accueil